Últimas Notícias
Brasil

Quem é Rosângela Silva, a Janja, socióloga e noiva de Lula; casamento é nesta quarta-feira

Três anos após o anúncio, o casamento do ex-presidente Lula com a socióloga Rosângela Silva deve ocorrer na noite desta quarta-feira (18) em São Paulo.

Rosângela Silva, socióloga e militante do PT — Foto: Reprodução

Natural de União da Vitória, cidade a 243 km da capital paranaense e localizada na divisa com Santa Catarina, Janja, como é conhecida, se mudou para Curitiba ainda na infância. Em 1990, ingressou no curso de ciências sociais na Universidade Federal do Paraná, conforme consta em seu perfil em uma rede social, e se especializou em História na mesma instituição.

Filiada ao PT desde 17 anos, a socióloga fez carreira na Itaipu Binacional a partir de 1º de janeiro de 2005 – à época, não havia concurso, e ela foi contratada por meio de análise de currículo e entrevista. Na hidrelétrica, atuou como assistente do diretor-geral e coordenadora de programas voltados ao desenvolvimento sustentável.

Entre 2012 e 2016, ela atuou como assessora de comunicação e relações institucionais da Eletrobrás, no Rio de Janeiro. Em 2016, voltou à Itaipu. Deixou oficialmente a hidrelétrica em 1 de janeiro de 2020.

Entre suas pautas estão a proteção dos animais e o direito das mulheres. No último 8 de maio, Dia Internacional da Mulher, ela postou:

"Somos muitas, somos fortes! Na Avenida Paulista e em todo Brasil, hoje, nossa voz soou por mais respeito, igualdade e com um Brasil com muito, mas muito mais mulheres na política! Sim, nós podemos".

Janja se apresenta nas redes sociais como "petista de carteirinha" e tem participado ativamente da pré-campanha do ex-presidente. Foi ela, por exemplo, que apresentou, no lançamento oficial da pré-candidatura, o conhecido jingle "Lula lá", em nova versão cantada por artistas como Pabllo Vittar, Duda Beat, Chico César, Martinho da Vila, Lenine, Maria Rita, Paulo Miklos e Zelia Duncan.

Encontro em Curitiba

Janja e Lula se conheceram em Curitiba, onde ela participava de vigílias enquanto o ex-presidente esteve preso na Superintendência da Polícia Federal do Paraná na Operação Lava Jato. Janja escrevia cartas e visitava o petista.

O casal vive junto desde que o petista foi solto, em novembro de 2019, após ser detido pelo ex-juiz Sérgio Moro, que era responsável pelos processos da operação Lava-Jato em Curitiba, no Paraná.

Lula já foi casado duas vezes: com Maria de Loudes, morta em 1971, e Marisa Letícia, falecida em 2017.

Da Redação/Viva Notícias
Fonte: g1



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário