Últimas Notícias
Brasil

Crescimento: cidades do Pará criaram 99 mil postos de trabalho

Pelo menos 83% dos municípios paraenses apresentaram resultado positivo na criação de novas vagas de trabalho nos últimos meses. É o que mostra levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), realizado com base nos dados mensais do novo Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

As cidades paraenses retomaram o nível de emprego pré-pandemia | Mauro Ângelo / Diário do Pará

O estudo mostra que, em 120 dos 144 municípios do Pará ocorreu evolução na geração de empregos com carteira assinada. Foram 99.199 novas vagas nas cidades paraenses. Em todo o país, foram geradas mais de 2,5 milhões de empregos formais nos últimos 12 meses.

As localidades que apresentaram os resultados mais positivos foram Roraima e Santa Catarina (93%), seguidos por Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (91%) e Rondônia (90%). No outro extremo, os municípios de Amazonas e Sergipe (68%), Amapá (69%) e Pernambuco (73%) apresentaram os menores percentuais de recuperação.

De acordo com o estudo da CNM, a recuperação aos níveis pré-pandemia, de acordo com a região geográfica, foi mais pronunciada nos municípios do Centro-Oeste e Sul, enquanto a recuperação foi menos generalizada nas regiões Nordeste (81%) e Norte (79%), sendo que o Pará ficou acima dessa média, com 83% das cidades apresentando bons resultados na geração de empregos.

A atualização sobre a evolução do emprego com carteira assinada nos municípios é feita pela entidade municipalista por meio de notas publicadas mensalmente.

A CNM divulga o estudo desde novembro de 2021. Realizado com base nos resultados positivos do mercado de trabalho nos últimos meses, o levantamento comparou a situação do mercado formal de trabalho em fevereiro de 2020 (mês anterior ao início da pandemia) e o momento atual.

CRESCIMENTO

O estudo evidenciou que o mercado de trabalho cresceu 7,1% no período, com mais 2,65 milhões de trabalhadores na formalidade. No comparativo entre os dois meses, 4.631 municípios (83%) apresentaram crescimento dos postos de trabalho.

De acordo com os técnicos da CNM, a reativação do mercado de trabalho é uma boa notícia para os municípios brasileiros, pois antecipa a recuperação econômica, gerando crescimento e sustentação dos níveis de arrecadação.

Da Redação/Viva Notícias
Fonte: Dol



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário