Um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que o número de pequenos negócios que fabricam produtos derivados de chocolate aumentou durante a pandemia de covid-19. Neste ano, a Páscoa, melhor momento para as vendas no setor, será comemorada em 17 de abril.
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em
relação ao faturamento, a pesquisa mostrou que 42% dos empreendedores venderam
mais em 2020 - primeiro ano da pandemia - em relação a 2019.
Os
dados também indicam que o número de empresas abertas no setor foi maior do que
o fechamento de firmas por três anos seguidos. Somente em 2021, foram
registradas 2.397 aberturas e 883 encerramentos. A maioria dos negócios (2.319)
foram abertos por microempreendedores individuais (MEIs). Os demais envolvem
microempresas (72) e empresas de pequeno porte (6).
De
acordo com o Sebrae, o setor de chocolates atrai microempreendedores por ser
uma área que não exige formação profissional prévia. Não são necessárias
máquinas sofisticadas e a matéria-prima é acessível. Além disso, é um setor
caracterizado pela facilidade em empreender, seja por necessidade ou por
oportunidade.
A
analista de competitividade do Sebrae Mayra Viana avalia que o crescimento do
setor está relacionado à falta de barreiras para entrada no mercado.
"Temos
um contingente de empreendedores que normalmente elaboram ovos e bombons a
partir da barra de chocolate comprada pronta, em sua própria casa, sem grande
necessidade de máquinas e equipamentos. Estão incluídos também os doceiros
ocasionais, que buscam uma renda extra em determinadas épocas do ano, como a
Páscoa”, disse.
O
Sebrae também oferece dicas para o microempreendedor alavancar suas vendas na
Páscoa. A entidade sugere o investimento em kits e cestas, antecipação do
período de encomendas pelas redes sociais, apostas em embalagens que facilitem
o transporte e também o planejamento da produção e logística.
Ovos
mais caros
No
caso dos ovos de Páscoa vendidos em supermercados, os produtos estão até 40%
mais caros em relação ao ano passado, segundo pesquisa realizada pela
Associação Paulista de Supermercados (Apas).
Pela
expectativa do setor, os consumidores devem optar pelos ovos menores, de cerca
de 250 gramas, além de chocolates e bombons.
Da Redação/Viva
Notícias
Fonte: Agência Brasil
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