Últimas Notícias
Brasil

Educação: TCMPA discute parceria com Vice-reitoria da UFPA para projeto sobre educação municipal

O conselheiro Cezar Colares, a conselheira substituta Adriana Oliveira e equipe técnica do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) reuniram com o vice-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gilmar Silva, a fim de buscar novas parcerias para o projeto da Corte de Contas “Fortalecimento da Educação no Estado do Pará”.

TCM/PA

A reunião ocorreu na tarde desta quarta-feira (9), na Vice-reitoria da Universidade, também com a presença de coordenadores de núcleos de unidades acadêmicas.

Os conselheiros do TCMPA explicaram as ações já realizadas pelo projeto na primeira etapa, que contempla os 16 municípios da região do Marajó. Deste total de municípios, o conselheiro Cezar Colares informou já foram visitadas presencialmente 12 cidades, com atividades de reuniões com outros poderes públicos, com a sociedade civil e idas às escolas das zonas urbanas e rurais. Os outros quatro municípios restantes serão visitados nos próximos meses. São eles: São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Anajás e Gurupá.

Durante as idas das equipes técnicas do Tribunal até os municípios marajoaras, Colares exemplificou que foi possível constatar as dificuldades para o transporte escolar na região, as condições físicas das escolas, as peculiaridades econômicas que impactam diretamente na evasão escolar sazonal e outros fatores que colocam o Marajó com péssimos índices de desenvolvimento humano e educacional.

A conselheira substituta do TCMPA, Adriana Oliveira, destacou a importância de arranjos coletivos entre as instituições para apresentação de soluções reais para os problemas detectados no diagnóstico da primeira etapa do projeto, principalmente em parcerias que conhecem a realidade local.

TCM/PA

Além de elogiar a iniciativa do Tribunal de Contas dos Municípios em estar nas cidades marajoaras estudando a educação, o vice-reitor da Universidade Federal do Pará, Gilmar Silva, destacou a ação do TCMPA em ir além do julgamento das prestações de contas dos gestores municipais com orientações para a construção de políticas públicas efetivas. Ele disse ainda que a formalização da participação dos campi da UFPA no Marajó é necessária para contribuir com o projeto do Tribunal, com a articulação de pesquisadores e com a troca de informações entre as duas instituições, que será válida também para a formação dos universitários.

Esta foi a terceira reunião entre TCMPA e UFPA para a construção de parceria para o “Fortalecimento da Educação no Estado do Pará”. Novo encontro será marcado ainda este mês para refinar as ações da parceria.

Da Redação/Viva Notícias
Fonte: TCM/PA



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário