Últimas Notícias
Brasil

ALEPA debate Projeto de Lei do Deputado Galileu que cria a Semana de Conscientização sobre o TDAH

Durante a Sessão Ordinária realizada no dia 15 de fevereiro, a Assembleia Legislativa debateu o Projeto de Lei do Deputado Galileu Moraes (PSC) sobre a criação no Pará da Semana de Conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD).

ALEPA

"Como médico, é minha obrigação criar uma ferramenta para chamar a atenção para o TDAH e para o TOD, com o objetivo de tirar dúvidas, combater o preconceito e oferecer o suporte necessário aos portadores dessas doenças, garantindo mais qualidade de vida." - explica o Deputado Galileu.

O que é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade?

O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e pode acompanhar o paciente por toda a vida. Dentre os principais sintomas estão a falta de atenção, a inquietação e a impulsividade.

Dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) mostram que o TDAH ocorre em 3 a 5% das crianças, sendo que em mais da metade o transtorno acompanha o indivíduo por toda a vida, apresentando sintomas leves.

O que é o Transtorno Opositor Desafiador?

O TOD, assim como o TDAH, também ocorre durante a infância e tem como características o comportamento agressivo, vingativo, desafiador, provocativo, desobediente ou de ressentimento. As crianças com TOD também possuem dificuldade de desenvolvimento na escola.

Importante lembrar que o diagnóstico do TDAH e do TOD só é feito por meio de exames médicos, assim como todo o processo de tratamento.

 

Da Redação/Viva Notícias
Fonte: ALEPA



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário