Últimas Notícias
Brasil

Alerta: Nível do Rio Itacaiúnas já começa a afetar moradores em Marabá

A situação do nível do Rio Tocantins que já ultrapassa os 10 metros, considerando nível de alerta em Marabá no sudeste paraense, já começa a afetar também os moradores que vivem às margens do outro rio que corta Marabá, o Itacaiúnas. Neste domingo (2), moradores das margens deste rio, próximos ao bairro Carajás I e principalmente no balneário Vavazão já começam a viver o período de cheias.

Balneário Vavazão já está tomado pelas águas do Itacaiúnas | Naldinho Fontenele via Drone

Vídeos feitos por moradores da área mostram o quão elevado o nível da água já está e como já está afetando os moradores locais. No final da Vila Sororó, conhecido como Porto do Tacho, muitos moradores já saíram de suas casas. No vídeo, o morador informa que de onde está filmando, de dentro da canoa, é onde comumente passam veículos no período do verão.

O nível do outro rio, o Tocantins, já ultrapassa 10,40 metros o que já começa a afetar os primeiros moradores das áreas comumente afetadas pela cheia do rio. Na régua localizada na Estação de Coleta de Dados Hidrometereológicos às margens do rio Tocantins dentro da área do Exército Brasileiro, já atestava a subida rápida do nível do rio. O nível de alerta é de 10 metros, quando o nível do rio já começa a afetar os primeiros moradores.

Essa oscilação no período em que se começa a encher o rio tem pegado muitos de surpresa. Para se ter uma ideia, no ano passado o rio Tocantins só chegou ao nível de 10 metros no dia 1º de março de 2021, período em que as primeiras famílias começaram a ser atingidas. No final de fevereiro o nível do rio já estava elevado, mas não havia obrigado os moradores a saírem de suas casas.

Da Redação/Viva Notícias
Fonte: Dol



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário