Últimas Notícias
Brasil

Capitão Poço: SEMED realiza IV Conferência Municipal de Educação

Com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade”, o município de Capitão Poço, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira (21), na quadra da Escola Menino Jesus, localizada no bairro Tatajuba, a IV Conferência Municipal de Educação.

O evento aconteceu durante todo o dia e foi dividido por eixos temáticos. Ao todo, foram 10 temas que foram discutidos e avaliados.

Eixo 01: Educação Básica

Eixo 02: Educação Inclusiva

Eixo 03: Alfabetização

Eixo 04: Ensino Médio e Educação em Tempo Integral

Eixo 05: Qualidade da Educação Básica

Eixo 06: Elevação da Escolaridade e Alfabetização

Eixo 07: Educação Profissional

Eixo 08: Educação Superior

Eixo 09: Formação, Carreira, Valorização e Remuneração dos Profissionais da Educação

Eixo 10: Gestão Democrática e Financeira da Educação.

Secretário de Educação Amadeu Torres: Foto/Ilza Amorim

De acordo com o secretário de educação Amadeu Torres, a Conferência é um momento de reflexão, análise e avalição do Plana Municipal de Educação (PNE) e tem como objetivo ver o que foi feito e se as metas foram alcançadas. Segundo ele, quase todas as metas foram trabalhadas. “É claro que muitas metas foram alcançadas e outras não tivemos como alcançar em decorrência do momento que todos nós estamos atravessando por conta da Pandemia; foram dois anos que quase não tivemos contato direto com nossos alunos e isso dificultou bastante o processo de ensino aprendizagem, que é a chave da educação, mas graças a Deus estamos fechando o ano com a Conferência que é uma avaliação do PME, e esse é o momento que a sociedade tem para expor também o que pensa”, disse Amadeu.

Sobre a educação do município nesse período de Pandemia, o secretário ressalta que, mesmo diante das adversidades, o resultado foi positivo. “Eu avalio de forma positiva a educação em nosso município, mesmo diante das adversidades, não paramos integralmente; no início da pandemia, ficamos duas semanas parados e logo em seguida colocamos o plano de aula remoto em prática, e nesse período é claro que ficou mais difícil fazer monitoramento de todos os alunos. De modo geral, não foi muito prejuízo, trabalhamos direto, fizemos avaliações, os professores motivados se reinventaram para poder lidar com o momento”, ressaltou o secretário.

Segundo ele, houve evasão escolar, mas não foi muito e os professores conseguiram fazer a busca ativa dos alunos. Amadeu ressalta que os resultados do SAEBE – Sistema de Avaliação da Educação Básica, vai dizer como foi a educação este ano de 2021. Sobre o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o secretário ressalta que não sabe como será feita a medição, em tempos normais, a meta do Brasil para 2021 é alcançar em uma escala de 0 a 10 é de média 6. “Não sabemos como será o processo, quais critérios serão levados em conta para essa avaliação, porque se for de um modo geral, será um caos, todos sabemos que a educação no Brasil nesse período não foi tão boa, mas esperamos que dentro do nosso contexto municipal a nossa educação possa obter um bom resultado; acreditamos que o nosso resultado não será ruim”, pontuou.

Para finalar, o secretário desejou felicidades a todos os servidores da educação. “Desejo à pulação de Capitão Poço, aos nosso servidores, alunos e pais de alunos, para toda sociedade, um Santo Natal cheio de alegria, paz, saúde e que o ano chegue repleto de mais paz, e que essa pandemia acabe para que no próximo ano possamos voltar com esse contato direto com nossos alunos”. Finalizou.

 Ilza Amorim



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário