Últimas Notícias
Brasil

Capitão Poço: Município amplia atendimento de fisioterapia

O Município de Capitão Poço, no nordeste paraense, ampliou o serviço de fisioterapia. O atendimento foi implantado no ano de 2017, no início da primeira gestão do atual prefeito João Tonheiro.  

AME/Foto: Ilza Amorim

De acordo com o secretário de saúde Arthur Medeiro, esse é um serviço novo que vem crescendo a cada dia. “Só funcionávamos no turno da manhã e observamos que a demanda estava aumentando, com muitos pacientes que precisavam fazer fisioterapia, e no turno da manhã não dava pra atender a todos por conta do volume de trabalho; então observamos a necessidade e ampliamos para o turno da tarde. Com um novo fisioterapeuta, então hoje temos o serviço no turno da manhã e agora também a tarde para conseguir atender o maior número de pessoas”, disse o secretário.

Segundo ele, o perfil dos pacientes é bem diversificado, Traumato-Ortopedia, Pediatria, Pós Covid que é a fisioterapia respiratória, Fisioterapia Motora e Reabilitação Neurológica. O secretário ressalta que no município existem muitas pessoas com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). “A Traumato-Ortopedia tem um público maior devido ao grande número de acidentes que acontecem no município, então o pós-operatório é muito importante para que esses pacientes recuperem os movimentos para seguir sua vida normal”, disse Arthur.

Os acamados

Para o atendimento aos acamados, o município conta com o Programa Melhor em Casa, onde uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiros, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e técnico de enfermagem fazem esse acompanhamento a domicilio; porém, o paciente tem que se enquadrar dentro do perfil estabelecido pelo Ministério da Saúde. “A equipe vai até a casa do paciente e faz esse acolhimento. Nesse momento, a assistente social vai verificar se o paciente tem o perfil ou não para ser inserido no Programa Melhor em Casa”, pontuou.

O secretário ressalta que o Centro de Reabilitação de Capitão Poço é um dos melhores e mais bem equipados da região. Recentemente o Centro recebeu equipamentos novos e há uma previsão de chegar mais alguns equipamentos ainda este ano para melhor ainda mais o atendimento.

Ilza Amorim



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário