Últimas Notícias
Brasil

Oportunidade: Universidade Federal do Pará oferta 7 mil vagas no Processo Seletivo

Já está disponível o edital que rege o Processo Seletivo da Universidade Federal do Pará (UFPA) para o ingresso nos cursos de graduação presenciais em 2022. São ofertadas 7.334 vagas, acrescidas de 197 vagas adicionais reservadas a pessoas com deficiência (PcD), em 197 cursos, nos 12 campi da UFPA. Ao todo, são 7.531 vagas, 176 a mais que o PS 2021.

Para participar, os estudantes deverão ter inscrição homologada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente a 2021. As inscrições serão abertas das 14h de 1º de outubro até às 23h59 de 19 de novembro de 2021 e serão on-line, por meio do site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS). A taxa de inscrição terá o valor de R$ 60 e poderá ser paga, por meio de boleto bancário, até 1º de dezembro de 2021.

Estudantes que comprovarem ter cursado todo o ensino médio ou equivalente em escola da rede pública ou ter sido bolsista integral em escola da rede privada poderão solicitar a isenção da taxa, em formulário no site do CEPS, de 1º de outubro até 19 de novembro de 2021. Essa isenção não se confunde com o direito de optar por concorrer a vagas de cotas específicas. A informação sobre a concessão ou não da isenção da taxa de inscrição estará disponível a partir de 23 de novembro de 2021.

Quem tiver cursado o ensino médio integralmente, na modalidade presencial (mesmo que com períodos de ensino remoto), em escola pública ou privada, em um ou mais dos estados da Região Norte poderá, no ato da inscrição, solicitar um bônus de 10% sobre a nota obtida no Enem 2021. Não serão contemplados com o bônus os candidatos que concluíram o ensino médio por meio de exames de proficiência.

As vagas ofertadas continuarão sendo distribuídas conforme o sistema de cotas previsto na legislação vigente. Metade das vagas é de ampla concorrência (direcionada a todos os candidatos) e a outra metade é direcionada a estudantes de escolas públicas (Cota Escola), com percentuais específicos para estudantes de baixa renda (Cota Renda), pessoas negras (de cor preta ou parda) e indígenas (Cota PPI), e pessoas com deficiência (Cota PcD). Ainda há a oferta de 01 vaga adicional destinada a estudantes com deficiência em cada oferta de curso (Cota PcD Adicional). No ato da inscrição, o candidato deverá optar pela concorrência ou não a cada tipo de cota.

Os estudantes que forem classificados no processo seletivo em vagas de cotas precisarão comprovar, no momento da habilitação ao vínculo institucional, as condições que lhe garantem o direito à cota. No site do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC), está disponível a relação de documentos obrigatórios para comprovação da condição em cada tipo de cota.

Novidade

Uma novidade é que as vagas que não tiverem candidatos classificados serão disponibilizadas para reoferta imediata. Esse sistema prevê que o estudante aprovado e não classificado possa se inscrever em vagas remanescentes de outros cursos. É outra possibilidade de ingresso para além das chamadas regulares (repescagens). O PS 2022 ofertará um novo curso em Engenharia Costeira e Oceânica, no Campus de Salinópolis. O ingresso dos classificados ocorrerá em 2 022.

Da Redação/Viva Notícias
Fonte: Dol



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário