Últimas Notícias
Brasil

Criminosos que aplicavam golpes em idosos são presos no Pará

No município de Primavera, nordeste paraense, a Polícia Civil do Pará (PC-PA), por meio da Superintendência Regional do Caeté, realizou a "Operação Rattus", cumprindo um mandado de prisão preventiva, três mandados de prisão temporária, além de mandados de busca e apreensão.

  Reprodução EBC

O objetivo da ação teve como propósito dissolver uma quadrilha de criminosos especialistas em aplicar golpes em idosos, através de empréstimos bancários utilizando os dados das vítimas. Os valores dos golpes chegavam a quase R$ 50 mil.

“Inicialmente, os golpistas faziam amizade com as vítimas. Com isso, os criminosos pediram os aparelhos celulares para acessarem os aplicativos bancários, instalados nos aparelhos. Após solicitarem empréstimos instantâneos, pelo próprio software, os criminosos transferiam os valores solicitados aos bancos via Pix. Desta forma o golpe era efetuado, mas os idosos só ficavam sabendo quando iriam receber suas aposentadorias, por conta do desconto em folha”, informou o Delegado Lucas Gomes Luz. 

No momento, cinco pessoas caíram na armadilha dos bandidos. Primavera, Quatipuru, São João de Pirabás e Salinópolis foram as regiões onde as vítimas foram localizadas. Ainda segundo o delegado, mais pessoas podem ter caído no golpe.

“Como os golpistas se aproveitavam da idoneidade das pessoas mais experientes, muitas não sabem mexer em aplicativos bancários. A gente aproveita essa oportunidade para orientar que só tenha acesso a esse tipo de dado, informação ou aplicativo quem realmente for de confiança”, comentou.

Durante a operação, celulares e outros equipamentos eletrônicos, além de documentos foram apreendidos pela polícia. Tudo será levado à perícia e os resultados serão anexados ao inquérito policial implantado. Os meliantes, após procedimentos legais, foram transferidos para presídios estaduais e estão à disposição da justiça.

Da Redação/Viva Notícias
Fonte: O liberal



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário