Últimas Notícias
Brasil

São João de Pirabas: Mais de 75 famílias são beneficiadas com o 'Sua Casa' no município

“O Sua Casa é a realização de um sonho, vou rebocar, pintar, mudar toda minha casa. Esse programa representa o quanto o Governo do Estado se importa com as pessoas, o governador Helder Barbalho olha pela população. Eu só tenho agradecer à Cohab e toda equipe do Estado, que vai fazer com que eu e a minha família tenhamos melhor qualidade de vida”, conta Justino Rosa dos Santos, pescador de São João de Pirabas, durante a cerimônia de entrega do benefício no município.

Foto:AG/PA

Cumprindo agenda em São João de Pirabas, nesta sexta-feira (9), o governador do Estado, Helder Barbalho, por meio da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), beneficiou 76 famílias com cheques do programa "Sua Casa".

“Hoje 76 famílias estão recebendo o benefício para aquisição de material de construção, usem isso para realmente melhorar a casa de vocês, não percam essa oportunidade. Peço que vocês comprem no mercado local, vamos incentivar os trabalhadores de São João de Pirabas. Nós melhoramos o programa, incluímos o valor da mão de obra para construção das casa, então vocês recebem o benefício da mão de obra e do material, ajudem a mão de obra local”, declarou o chefe do poder executivo.

A iniciativa do governo estadual concede até R$ 21 mil para a construção, reconstrução e ampliação de lares. De acordo com a Cohab, gerenciadora do programa, o programa consiste na concessão de dois benefícios, com o objetivo de garantir auxílio financeiro para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra.

O presidente da Cohab, Orlando Reis, ressaltou que somente essa semana, mais de 400 famílias receberam o programa “Sua Casa”. “Nós precisamos levar o programa Sua Casa para todos os municípios do Pará. Hoje estamos em Pirabas, são 76 famílias beneficiadas, mas também estamos em Oeiras do Pará. Essa semana vamos finalizar com mais de 400 famílias atendidas com o Sua Casa, que traz a grande inovação, o auxílio da mão de obra, antes as pessoas recebiam o benefício e não conseguiam pagar o pedreiro. Agora, elas vão poder construir, reformar e melhorar a moradia”, pontuou o titular da Companhia.

Neste ano de 2021, é a segunda vez que o programa contempla São João de Pirabas. Em maio passado, durante as comemorações do aniversário de emancipação do município, 80 famílias foram beneficiadas com o “Sua Casa”.

Dona Ana Lucia Dias, mora há 30 anos no município e nunca imaginou um dia poder ter uma casa de alvenaria. “Eu vou construir uma casa nova. Hoje, minha casa é de barro e o meu sonho sempre foi ter uma casa de alvenaria, e agora eu vou conseguir. Apenas gratidão ao governo do Estado por ter nos dado esta oportunidade”, disse a moradora de Pirabas.

Participaram da entrega dos cheques do Sua Casa, o secretário de Estado de Transporte, Adler Silveira; o presidente da Companhia de Habitação do Estado do Pará, Orlando Reis; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, José Fernando Gomes Júnior; os deputados federais Elcione Barbalho, Hélio Leite e Cristiano Vale; a deputada estadual Paula Gomes; e a prefeita de Pirabas, Kamily Araújo.

O valor concedido para aquisição de material de construção e para o pagamento da mão de obra é de até R$ 21 mil. Todos os valores são calculados levando em consideração dados previstos em uma tabela técnica. Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios, estabelecidos em lei, para serem inscritos.

Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, o setor de Assistência Social da Cohab faz a análise socioeconômica do inscrito, momento em que os técnicos vão até às pessoas averiguar a real condição social dos candidatos.

Da Redação/Viva Notícias
Fonte: Agência Pará



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário