Últimas Notícias
Brasil

Governo do Estado garante entrega do campus da Uepa em Parauapebas em 2022

As obras do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Parauapebas, na região Sudeste, devem ser entregues em junho de 2022, anunciou o governador Helder Barbalho na manhã desta quarta-feira (14), durante agenda de trabalho no município. A expectativa é que a entrega do prédio coincida com a realização de um novo processo seletivo para a instituição.

Foto: Ag/PA

Acompanhado do prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, e de outras autoridades, Helder Barbalho esteve no terreno que abrigará o campus. Provisoriamente, a Uepa funciona no Centro Universitário do município (Ceup).

"Ter um campus da Uepa aqui é uma grande conquista para esta região. Quantas famílias daqui, de Canaã dos Carajás, de Eldorado do Carajás e Curionópolis tiveram de ver seus filhos indo embora porque não havia alternativa de ensino superior público? Estamos corrigindo essa dívida histórica", afirmou o governador. 

A secretária adjunta de Educação de Parauapebas, Maria do Socorro Cardoso da Silva, confirmou as expectativas em torno do novo campus. "Será gerador de sonhos e oportunidades para milhares, inclusive o sonho de termos uma cidade universitária", ressaltou. O prefeito Darci Lermen pediu apoio ao Estado para que, futuramente, seja implementado no local o curso de Medicina.

Dilson Amador, um dos trabalhadores da obra, onde desempenha a função de armador, frisou a importância de fazer parte de um projeto que mudará para melhor a vida de tantas pessoas. "É muito bom participar de uma obra que vai trazer mais educação, ajudar as pessoas aqui a ter um futuro melhor", acrescentou. 

Estrutura - O prédio terá uma área total de 4.554,57 metros quadrados (m²), na Rodovia PA-275, na saída de Parauapebas para o município de Marabá. Serão dois pavimentos, com salas de aulas e de tutoria, e laboratórios para os cursos de graduação em Matemática, Enfermagem, Ciências Biológicas e Engenharia de Software.

O projeto arquitetônico, elaborado em parceria com a Coordenação de Arquitetura e Engenharia (CAE) da Uepa e a Secretaria Municipal de Obras de Parauapebas, prevê ainda, em sua primeira etapa, biblioteca, sala de coordenação dos cursos de graduação e especialização, e os laboratórios de anatomia, informática, de todas as clínicas, histologia, zoologia e botânica.

Mais escolas – Parauapebas também terá duas escolas estaduais de ensino médio e fundamental - "Irmã Dulce" e "Eduardo Angelim" - entregues completamente reconstruídas ainda este ano. No início da tarde, o governador passou pelas instalações da Escola Eduardo Angelim, para conferir o andamento dos serviços.

Na ocasião, também foi confirmada a desapropriação de uma unidade escolar que, além do ensino médio e fundamental, oferta o ensino técnico-profissionalizante no município. Com 40 salas de aula, o Colégio Amazon, antes pertencente à rede particular, foi desapropriado para reforçar o processo de ensino-aprendizagem da rede estadual de ensino.

Da Redação/Viva Notícias
Fonte: Ag/PA



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário