Últimas Notícias
Brasil

Capitão Poço: Evento reúne produtores e exportadores de Pimenta-do-reino

Produtores de Pimenta-do-reino da região de Capitão Poço participaram, na manhã desta quinta-feira 15, de um evento sobre boas práticas da pimenta-do-reino. O evento contou com a participação de produtores, de grande e médio porte bem como da agricultura familiar, além de compradores e exportadores do produto.

Foto: Viva Notícias/ Márcia Tagore-Engenheira Agrônoma

De acordo a Engenheira Agrônoma da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) e Coordenadora da Cadeia da Pimenta-do-reino, Márcia Tagore, o evento é resultado de um esforço conjunto para dar certo. "A mensagem que queremos passar é a de boas práticas de higiene, lavar as mãos, lavar os transportes...; por isso que o papel do comprador é importante. Eles precisam orientar os produtores e fornecedores, de quem eles compram porque a falta de higiene contamina o produto e, na exportação corre um risco muito grande de um contêiner voltar, e isso é prejuízo de cerca de U$ 9 mil dólares envolvido". Disse Márcia.

foto: Viva Notícias
Foto: Viva Notícias

Salmonela

A Salmonela é uma bactéria poderosa que adentra o organismo por meio da ingestão de alimentos que estejam contaminados com a bactéria. O evento teve o foco nas boas práticas de higiene para evitar a contaminação da pimenta pela Salmonela. "Precisamos ter esse cuidado de não pisar na área da pimenta, evitar o contato de animais no local da secagem. As boas práticas estão dentro de um conjunto de ações, entre elas essa rodada de palestras e o cadastramento dos produtores de pimenta junto a ADEPARÀ". Pontuou Márcia.

Legislação

Ricardo Hideo Dohara, ressalta que 90% do produto brasileiro é exportado, por tanto, é extremamente importante que o produtor tenha conhecimento sobre as legislações dos Países exportadores, pois são diferente do Brasil. 

O evento é coordenado pela SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca), e conta com a parceria da Emater, Adepará, Ideflor (Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará),  SEDEME - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia que cuida da exportação, Embrapra (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) entre outros parceiros.

Capitão Poço, que é o segundo maior produtor de Pimenta-do-reino do Estado do Pará, foi a terceira cidade a receber o evento. Antes aconteceu em Tomé-Açú e Castanhal. A próxima cidade será Baião.

Da Redação/Viva Notícias



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário